Abaixo-assinado contra o Traçado do Trecho Norte do Rodoanel de São Paulo
Para: Congresso Nacional e Ministério Público Federal
O Goverdo do Estado de São Paulo, através do DERSA, esta propondo um Traçado que cortará com viadutos e tuneis a Zona de Amortecimento da Serra da Cantareira ou melhor o Parque Estadual da Cantareira, sendo que Ele é reconhecimento internacionalmente como uma das ultimos fragmentos de Mata Atlantica do Estado de São Paulo e é Tombado pela UNESCO como sendo BIOSFERA DA HUMANIDADE.
Todos nós sebemos que é na Serra da Cantareira que vem 60% do Abastecimento de Agua da Cidade de São Paulo, através da ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE AGUA DO GUARAU DA SABESP. Eles alegam que se fossem usar o Complexo da Rodovia Dom Pedro I, que já existe e é subutilizado, o Impacto Ambiental seria bem maior. Isso não é verdade póis se o complexo da Rodovia D. Pedro - I já existe o impacto já aconteceu. A Rodovia D. Pedro I, tem conexão com as mesmas Rodovias que chegam e saiem da Cidade de São Paulo e o RODOANEL NORTE estando mais distante da Capital não só tiraria o transito de caminhões da Capital como tambem a Poluição provocada pelos mesmos.
Outrossim fui informado que o custo de utilizar a Rodovia D. Pedro I no complexo do Rodoanel Paulista teria como custo inicial R$ 1 bilhão e o custo de faze-lo na Zona de Amortecimento da Cantareira o custo inicial seria de R$ 5,6 bilhões. Ai fica a pergunta: Será que o interesse real do Projeto não seria o IMPACTO AMBIENTAL mais sim O CUSTO DA OBRA?????
Eu e mais três integrantes do Ponto de Cultura Arte A Campo da ONG Caminho Verde de Campo Limpo Paulista, quando em visita à Associação Ambiental e Cultural Chico Mendes da Região do Cabucú em Guarulhos,no dia 26/ 03/2011, juntos fizemos um Passeio Ecológico e passamos num dos trechos, onde está previsto o traçado proposto pela DERSA. Por isso tenho plena convicção que o impacto ambiental e os gastos para a sua construção será muito grande, uma vez que o relevo dessa região é rico em biodiversidade e totalmente acidentado.
Não podemos permitir que esses traçado seja aprovado,mas para isso precisamos da união de todas as ONGs e sociedade civil em geral, para que juntas possam tomar atitudes concretas, como denúncia ao Ministério Público, divulgação aos meios de comunicação e protestos pacíficos para a sensibilização e conhecimento da população.
A população tem todo o direito de saber sobre qual é a melhor proposta para esse tipo de emprendimento, uma vez que o que está em jogo é a sobrevivência das futuras gerações e a racionalização dos gastos públicos.
Proponho a realização de um abaixo-assinado ON-LINE, ou seja uma Petição Pública ON-LINE.