CARTA DE REPÚDIO CONTRA AS AÇÕES DA ATLÉTICA DE MEDICINA DA FASM ITAQUERA
Para: Diretoria da Faculdade Santa Marcelina
CARTA ABERTA DOS ESTUDANTES DA FACULDADE SANTA MARCELINA SOBRE O OCORRIDO NA COMPETIÇÃO UNIVERSITÁRIA
À Diretoria da Faculdade Santa Marcelina,
À Comunidade Acadêmica,
Os estudantes da Faculdade Santa Marcelina campus Perdizes vêm a público manifestar repúdio ao episódio ocorrido durante a recente competição universitária, em que um grupo de alunos exibiu uma bandeira com uma frase de cunho violento e com apologia ao estupro. Ato que não apenas reforça uma cultura de desrespeito e violência contra a mulher, mas que também compromete a reputação da Instituição e de todos os que fazem parte dela.
Ao ingressar na faculdade, cada estudante deposita sua confiança na Instituição esperando que esta promova um ambiente acadêmico ético e respeitoso. No entanto, a repercussão nacional desse caso fere a imagem da faculdade perante novos alunos e à sociedade, diminuindo a credibilidade de seus formandos no mercado de trabalho. Em cursos como Medicina, cuja prática profissional exige responsabilidade e compromisso com a ética, a situação torna-se ainda mais grave e inaceitável.
Diante da seriedade do ocorrido, espera-se que a faculdade tome medidas firmes e exemplares, demonstrando que não da abertura para esse tipo de conduta dentro da Instituição. A apuração rigorosa dos fatos e a responsabilização dos envolvidos são essenciais para preservar a integridade e segurança acadêmica, além de reafirmar os valores que devem nortear a formação profissional.
Ademais, é necessário o fortalecimento de ações institucionais nas grades horárias ou pós aula que evitem a repetição de episódios semelhantes e reafirmem o compromisso da faculdade com a ética e o respeito.
Reitera-se que diante da gravidade da situação, os estudantes exigem um posicionamento claro e firme da instituição, garantindo que atitudes como essa não sejam minimizadas nem normalizadas.