Abaixo-assinado pela CANCELAMENTO do contrato emergencial do transporte público são-carlense.
Para: Excelentíssimo Senhor Prefeito de São Carlos, Excelentíssimo Senhor Promotor de Justiça desta Comarca.
Nós, abaixo-assinados, todos residentes na cidade de São Carlos, solicitamos de V. Ex.ª providências a respeito dos documentos contratuais que concedem à empresa Suzantur LTDA o direito de atuar em território sãocarlense, tendo em vista a péssima qualidade do serviço prestado à população deste município. Diante da gravidade da situação, pedimos urgência no CANCELAMENTO do contrato emergencial, devido o não cumprimento do contrato em relação à:
1 - Frota com idade acima do permitido em contrato;
2 – Falta de infraestrutura física ( condições de garagem, manutenção, pátio, situação contratual dos funcionários da empresa) e logística, além de desconhecimento das reais necessidades da população;
3 - Falta de manutenção preventiva e corretiva dos veículos, provocando quebras constantes;
4 - Ausência de veículos suficientes para atender à demanda da população, principalmente fim dos veículos em horários especiais, e para suprir veículos quebrados durante trânsito;
5 - Horários de itinerários incompatíveis com o praticado e demandado pela população;
6- Ausência de veículos para executar o serviço porta a porta para pessoas com deficiência física e mobilidade, descumprindo uma Termo de Ajuste de Conduta acordado com o MP para execução desse serviço; isso, porque a acessibilidade disposto nos veículos não funcionam, causando constrangimento e humilhação aos usuários, além de não ter linhas/ sistema que integrem a cidade como um todo para uso do transporte coletivo;
7- Falta de solução para a superlotação dos ônibus, que, entre outras, tem implicações sanitárias;
8 - Falta de garantia de participação popular em comissões e órgãos que fiscalizem e regulamentem a operação do transporte coletivo
9 - Piora no atendimento em horários de pico;
10 - Falta de Condições de trabalho e direitos adequados aos funcionários das empresas;
11 - E, por fim, coloca-se o fato da empresa ter assumido diante o Ministério Público a obrigação de assumir aquilo que foi acordado no contrato, contudo até o presente momento a população sofre com o descaso, frota antiga, problemas com cartão de bilhetagem, promessas de ar-condicionado e wifi, além de atrasos nas linhas, falta de limpeza, e infra-estrutura adequada para atender o que rege o contrato. Além, da redução imediata do preço das passagens, que são exorbitantes, O aumento é de 12,9% superior à inflação desde o último reajuste que acumula 8,84%.Apesar de o reajuste ser acima da inflação, o subsídio mensal continua.