Pedido de verificação técnica das condições estruturais adequadas do novo local para Escola de Música de Anápolis
Para: Ministério Público
Manifesto abaixo assinado.
Os amigos, funcionários, pais e responsáveis, alunos e ex-alunos da Escola de Música de Anápolis Maestro Orestes Farinello, através deste documento abaixo assinado, reivindicam a verificação e avaliação, por profissionais de engenharia, das estruturas físicas do futuro Centro Cultural de Anápolis. Solicitamos a verificação das condições dos prédios, acessos, instalações sanitárias, tratamento acústico dos ambientes para aulas de instrumentos musicais, orquestras, corais, bandas, bem como para as salas de aulas teóricas. Sabendo que o ofício dos educadores desta unidade é o ensino da arte sonora musical, são necessários ambientes tratados acusticamente de forma adequada. Esta observação vai desde um bom entendimento dos sons produzidos e não interferência destes sons em outros ambientes, até a insalubridade auditiva e os malefícios para a atenção, compreensão e aprendizagem dos professores e alunos.
Sobre a estrutura dos ambientes e as condições de atividades musicais, listamos o auditório, salas de instrumentos e sala para aulas teóricas. Pedimos para estes a verificação da iluminação, ventilação, acústica, acesso interno e externo a estes ambientes.
As unidades de ensino de Artes Plástica, Dança, Música, Teatro e Circo atendem um público de todos os níveis de idade, desde crianças até idosos. Para o local dirigirão pessoas com conduções próprias ou coletivas, pedestres, ou mesmo com necessidades de condições especiais. Nos preocupamos com a acessibilidade e segurança física adequada para esse público. Devemos lembrar que o propósito deste centro cultural é reunir todas as unidades de ensino de artes no mesmo local. A expectativa é do acesso médio de aproximadamente 1000 pessoas. Por essa razão requeremos também a verificação dos acessos internos e os externos (vias de acesso urbanos) ao futuro Centro cultural.
Abaixo citaremos as condições colhidas em visitas ao local nesta última semana. Ressaltando a inauguração iminente – 19/12/2024.
1. AUDITÓRIO:
- capacidade para 200 pessoas.
- apenas 1 para servir todas as unidades de artes.
- a altura do teto é baixa (medida ± 2,30 metros).
- não tem palco.
- não tem ar-condicionado ou outro tipo de ventilação.
- paredes sem tratamento acústico adequado (muito eco).
- somente uma porta estreita para acesso.
2. SALAS DE AULA
- As paredes divisórias não são de alvenaria.
- Não tem tratamento acústico adequado - o som ultrapassa as paredes.
- Algumas salas não têm janela
- Não tem ar-condicionado.
- Algumas salas da escola de Música, estarão no piso abaixo da salas de Dança.
- Dispostas em 2 blocos com espaço aberto entre elas.
Estes itens atrapalham a continuidade das aulas, atenção dos alunos, dificultando a aprendizagem e aumenta o nível de stress de alunos e professores.
Com o não uso do auditório para ensaios e aulas dos grandes grupos, nossa unidade corre o risco de ter menos salas do que necessário.
3. ACESSIBILIDADE
- Terreno com inclinação íngreme.
- Rampas inadequadas e muito inclinadas.
- Escadas com degraus curtos e também muito inclinadas sem corrimão.
- Escada de acesso interna com teto com altura mais baixo que o necessário.
- Vãos sem proteção.
- Espaço aberto entre algumas salas de nossa unidade de música.
Alguns destes itens colocam em risco a segurança dos alunos e dificultam a supervisão destes.
4. ACESSO URBANO
O futuro Centro Cultural de Anápolis está situado na Avenida Ana Jacinta, próximo ao Viaduto Nelson Mandela, acima da rodoviária e do Brasil Park Shopping.
- Local servido por poucas linhas de ônibus.
- Vias de acesso com trânsito caótico na maior parte do dia.
- Não possui fácil estacionamento ou parada nas vias de acesso.
- Não tem estacionamento no local para professores, alunos ou pais.
Este documento vem solicitar as verificações no local, como citado acima, para que a mudança para o novo endereço ocorra apenas quando e se ele estiver adequado para a funcionalidade do ensino musical.
Acreditamos que o cancelamento da mudança da Escola de Música de Anápolis para esta unidade de ensino da arte seja a melhor opção que temos caso os problemas encontrados não tenham solução.