Pela rescisão do contrato do Município com a Alvarez & Marsal
Para: Prefeito Municipal de Porto Alegre
Alvarez & Marsal é a empresa americana de consultoria contratada por Sebastião Melo, prefeito de Porto Alegre, especializada em gestão de crises, recuperação financeira e reestruturação corporativa. Apesar do prefeito dizer que não teria custos, a verdade é que apenas os 60 dias necessários para avaliação da situação serão "gratuitos" e não se sabe o quanto custará aos cofres públicos depois. Mas qual é o histórico da empresa?
Ela foi a empresa contratada para auxiliar na reconstrução pós-furacão Katrina em Nova Orleans, tendo como resultado a demissão de mais de 7.000 professores, privatização da rede de ensino público e gentrificação. Também, entre os serviços prestados, está a atuação em Brumadinho e Mariana, em Minas Gerais, casos em que, até hoje, não houve punição dos responsáveis e indenização satisfatória às vítimas.
A empresa conta com braços jurídico e midiático (a consultoria “vende” gestão de crise e passa credibilidade às empresas que querem recuperar a imagem após escândalos), a Alvarez & Marsal tem um departamento todo dedicado a serviços aos setor público. É o que vem acontecendo com a empresa Americanas, acusada de fraude contábil, a qual a Alvarez & Marsal presta serviços.
Para além do histórico controverso da empresa, o RS conta com as melhores universidades do país, que detêm conhecimento técnico, expertise e vivência quanto aos aspectos sociais e econômicos do estado. A pergunta é: porque os núcleos de ciência e conhecimentos não foram chamados para trabalhar na recuperação de Porto Alegre?
Assim, pelo histórico da empresa, pela falta de transparência do poder público, pelo desrespeito às instituições universitárias, pela possibilidade de um rombo nas finanças públicas, é urgente que o contrato com a Alvarez & Marsal seja rescindido!